quinta-feira, 21 de junho de 2018

Sabores do Continente

Hotéis de luxo na Europa oferecem experiências gastronômicas que revelam o melhor dos sabores do Continente

Três destinos e uma certeza: sobram motivos para se hospedar no The Arch London, Farol Hotel e Guarda Golf Hotel & Residences
 Que a Europa esbanja charme, requinte e glamour, não há quem duvide – e muito menos discorde. Em seus muitos anos de história, o Velho Continente se tornou referência no que diz respeito à pluralidade de culturas, cores e sabores. E quando o assunto é gastronomia, uma coisa é certa: todos os países oferecem experiências inesquecíveis à mesa. Quem nunca ouviu falar do chá das 5? O famoso costume britânico pode – e deve - ser vivenciado de sua forma mais original em uma passagem por Londres.

No aconchegante The Arch London, hotel boutique situado em uma área tranquila, a duas quadras do famoso Hyde Park e da região de Mayfair, a tradicional bebida inglesa é servida em louças finas, ao estilo da realeza, acompanhada de clássicos da gastronomia local, como petit fours de queijo Stilton, parfait de fígado de frango com chutney de figo e a english eton mess, sobremesa de morangos com creme e suspiro.
Também localizada no empreendimento, a charmosa brasserie Hunter 486, brinda os visitantes e os locais, que frequentam a casa e dão a ela um clima divertido e interessante, com um menu de preços acessíveis composto por deliciosos pratos que privilegiam ingredientes orgânicos e produtos locais. O The Arch London abriga ainda o The Bar, perfeito para apreciar uma bebida personalizada em meio a uma atmosfera vibrante, e o sofisticado Le Salon de Champagne. O espaço é uma opção interessante para uma taça de Champagne antes da refeição noturna ou para bons momentos ao lado da família ou amigos.
Já em Portugal, mais precisamente na vila de Cascais, uma região surpreendente e que traz em cada detalhe os costumes de seu povo, o requintado Farol Hotel – que apresenta um projeto arquitetônico imponente do século 19 – leva seus hóspedes a um tour espetacular de sabores. Em seus domínios está o The Mix, onde predominam os sabores mediterrâneos de pratos que têm por base ingredientes frescos e sazonais. Com uma vista de tirar o fôlego do Atlântico, é possível degustar o menu executivo de almoço, opções à la carte e ainda o cardápio Creative Cuisine, disponível duas sextas-feiras por mês, no qual o chef Ricardo Deus apresenta criativas iguarias feitas a partir de produtos adquiridos no mercado local. Estão no menu delícias como bacalhau confitado servido com textura de ervilha, abóbora salteada com hortelã, telha de broa e azeitona, e polvo grelhado com migas de broa e feijão careto, batata ao murro, purê de alho e jus (caldo) de chouriço.
Sempre focado em sua excelência à mesa, o empreendimento contratou neste ano Michael Rocha, chef confeiteiro renomado, que criou uma série de delícias para o hotel com base nas tradições culinárias de Portugal. Entre elas, o parfait de chocolate de São Tomé e o mousse de chá verde e citrinos com texturas de sésamo preto e wasabi.

Os fãs da cozinha japonesa podem equilibrar os sabores da Europa com os suculentos sushis e sashimis concebidos pelas mãos do Sushi Master brasileiro – e carioca - Nuande Pekel, no Sushi Design, também localizado no Farol Hotel. No cardápio se destacam opções saborosas e leves como o tartar de atum, ceviche japonês com polvo, que leva salmão, atum, peixe branco e polvo marinado com especiarias e laranja, e o temaki de enguia e pepino, entre outras. Para uma bebida antes do jantar, perfeita para aguçar o apetite, o sofisticado Bar Farol oferece drinques ao som de música relaxante.
Uma vez na Suíça não há como não sonhar acordado com sua cozinha, marcada por queijos maravilhosos e combinações deliciosas. No inverno, uma das estações de esqui mais badaladas dos Alpes Suíços e durante a primavera e o verão um destino único para a prática do golfe, a região de Crans-Montana, onde se encontra o Guarda Golf Hotel & Residences, conta com uma gastronomia digna de nota.

Fondues e raclettes colocam a alta qualidade do queijo suíço como a protagonista dos cardápios dos vários restaurantes do resort de esqui durante as estações mais frias - a influência francesa na região é inegável. Sem falar é claro dos chocolates, outra delícia onipresente no país. No Guarda Golf, a culinária que privilegia peixes e criações orientais também chama a atenção e pode ser muito bem aproveitada e degustada em seu restaurante principal, Mizuki by Kakinuma, filial de um dos mais renomados de Genebra e que leva os sabores do Japão para este pedacinho da Europa. Trata-se de um verdadeiro oásis da alta gastronomia japonesa, oferecendo aos habitantes e visitantes peixes fresquíssimos servidos em menus degustação e em um variado cardápio de iguarias preparadas pelo sr. Kakinuma e sua equipe.



Mais informações podem ser obtidas em www.thearchlondon.com, www.farol.com.pt e www.guardagolf.com.









Gostou? Deixe seu comentário !

quarta-feira, 13 de junho de 2018

Inclua vinícolas em sua próxima viagem ao Chile

Visitar o Chile implica quase que obrigatoriamente em conhecer suas vinícolas. 
O país é um dos de maior tradição enológica do mundo e possui 11 vales onde diferentes cepas são produzidas.
Em um deles, o de San Antonio, a produção começou há menos de 20 anos e já conseguiu grande sucesso, graças aos solos variados, argilosos e secos e ao clima fortemente influenciado pelo mar.
Desde 2002 a região possui o selo de qualidade D.O. (Denominação de Origem).
 É lá, a apenas 1h do aeroporto de Santiago e a 50 minutos da cidade litorânea de Valparaiso, que fica a premiada Viña Matetic, de produção orgânica e biodinâmica, que agora em 2018 teve um de seus vinhos, o Matetic Syrah 2013, eleito como o melhor tinto do mundo pelo conceituado crítico Tim Atkin. No lugar é possível fazer refeições harmonizadas e degustações, sempre conduzidas por ótimos sommeliers, seja no sofisticado restaurante Equilibrio ou no Emporio, mistura de loja e bar.
Os pratos do Equilibrio são realmente impecáveis. Destaque para entradas como o tiradito de atum com tartar de vieiras e o polvo grelhado com mousse de cogumelos e tapenade de azeitonas; principais como o inesquecível carré de cordeiro ao molho Syrah e o risoto de locos (espécie de marisco) e aspargos; e sobremesas como o cheesecake de queijo de cabra.
Já no Emporio a pedida é saborear pratos leves, como tábuas de frios, saladas, sanduíches e sobremesas, e todos os vinhos da marca, que estão divididos em três linhas: Coralillo, EQ e Matetic. Além disso, vale experimentar os shots de vinho Corralillo Syrah, Pinot Noir ou Gewürztraminer em copinhos de chocolate e os Voos de Vinho, que são três opções de degustações em pequenas doses de 50ml. Há o Voo Corralillo (que vem como Riesling D.O. Casablanca, Pinot Noir D.O. San Antonio e Syrah D.O. San Antonio), o Voo Brancos do Oceano Pacífico (do qual fazem parte o EQ Coastal Sauvignon Blanc D.O. Casablanca, o Coralillo Riesling D.O. Casablanca e o EQ Chardonnay D.O. San Antonio) e o Voo Tintos de Clima Frio (com o Corralillo Pinot Noir D.O. San Antonio, o Coralillo Winemarker’s Blend D.O. San Antonio e o EQ Syrah D.O. San Antonio). 
Para completar, a vinícola ainda oferece dois tours regulares que contemplam visitas aos vinhedos e à fábrica e degustações, ambos com duração de uma hora. O Corralillo inclui dois vinhos desta linha e biscoitos e o tour Equilibrio contempla quatro variedades da linha EQ, pães e azeite de oliva. As crianças também podem participar, fazendo degustações de três tipos de sucos de uva.
Quem quiser uma profunda imersão na cultura de vinhos e o máximo de paz pode também se hospedar na vinícola: o hotel La Casona conta com 10 apartamentos com vista aos vinhedos e camas que já foram eleitas as melhores de todos os hotéis do Chile.

5º Salão do Vinho Argentino no Festival das Cataratas (Foz)

Pelo quinto ano seguido, o Festival das Cataratas terá como uma das atrações o Salão do Vinho Argentino . Assinado pela ODA Vinoteca,...