Os balões
voltam ao noticiário com o incidente em Campinas, no interior de São
Paulo, onde um artefato caiu sobre casas e quase causou uma tragédia.
Além dos riscos de incêndios, os balões representam um problema grave de
segurança para a aviação. Há menos de um ano, o espaço aéreo brasileiro
teve seu nível de segurança rebaixado. O país passou a ser classificado
como criticamente deficiente (Critically Deficient) pela IFALPA (International Federation of Air Line Pilots Association),
uma associação de pilotos com mais de 100.000 membros ao redor do mundo
e com forte presença na ICAO e na IATA. O rebaixamento ocorreu por
conta do risco iminente de acidente entre aeronaves e balões, tema
amplamente debatido pela entidade e pelas autoridades brasileiras nos
últimos anos. O rebaixamento foi informado oficialmente às autoridades
brasileiras por meio de uma carta enviada pela IFALPA à Secretaria de
Aviação Civil em abril de 2016, baseado em decisão tomada na conferência
realizada pela entidade pouco antes, em New Orleans (EUA). A notícia
rapidamente se tornou tema de debates em todo o país. As autoridades
brasileiras tentavam explicar os fatos enquanto pilotos no Brasil e no
exterior apoiavam a decisão da IFALPA. A classificação do espaço aéreo
como Critically Deficient pode gerar uma série de problemas ao
país, como perda de voos por parte de companhias que não voam para
regiões críticas e aumento do valor dos seguros cobrado das companhias
aéreas.
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