quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Utah, nos EUA, reúne esforços para ser novamente a sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno em 2030

O Estado é um importante destino turístico

 O Estado norte-americano de Utah, que teve sua capital Salt Lake City como sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2002, quer repetir o feito em 2030. Para isso, inicou esforços no sentido de atrair a a atenção do Comitê Olímpico Internacional, responsável pela escolha da cidade anfitriã, destacando os aspectos positivos da região, como a excelente infraestrutura esportiva e hoteleira, que atrai turistas e atletas do mundo todo. 
Um dos legados de 2002 é o Parque Olímpico de Utah, localizado na cidade de Park City. Lá já aconteceram mais de 150 eventos internacionais de esportes de inverno e os visitantes podem se divertir com com pistas para a prática de bobsled e trenó, circuito de arvorismo, auylas de curling e, ainda, tubing, esporte em que se desliza com boias por pistas de mais de 365 metros de altura. Para um passeio mais cultural, o Parque tem um museu, onde é possível conhecer a história de diferentes modalidades do esqui através de vídeos, fotos e jogos de realidade virtual. 
A escolha da cidade-sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2030 será anunciada apenas em setembro de 2019. Para mais informações, acesse https://utaholympiclegacy.org/.


Sobre a cidade de Park City

Park City, em Utah, é um dos destinos montanhosos mais acessíveis dos Estados Unidos, localizado a apenas 35 minutos do Aeroporto Internacional de Salt Lake City. Há mais de 100 opções de hospedagem para todos os gostos e bolsos, duas estações de esqui – Park City e Deer Valley Resort –, cerca de 640 km de trilhas públicas e dezenas de restaurantes e lojas, além de outlets. A cidade também é palco do tradicional festival de cinema independente Sundance. A média anual de neve no destino é de quase 10 metros. Saiba mais em http://www.visitparkcity.com/.

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Novo Carmel Resort no Ceará soma expansão de portfólio de luxo

A rede Brasileira Carmel Hotéis anuncia para 2019 a abertura de mais um resort de luxo no litoral do Ceará, o Carmel Taíba Exclusive Resort, desta vez na Praia da Taíba, 70 km a oeste de Fortaleza, localização super exclusiva, com projeto arquitetônico assinado por Marcelo Franco, interiores de João Armentano e paisagismo de Alex Hanazaki. A marca já possui outros dois resorts no litoral do Ceará, o Carmel Charmee Carmel Cumbuco conhecidos pela exclusividade e beleza natural, serviço atencioso, alta gastronomia local e localização estratégica próxima a Fortaleza. A inauguração do novo empreendimento vai enriquecer a experiência de luxo no litoral do Ceará, junto ao Carmel Charme Resort, localizado em Aquiraz, na praia do Barro Preto e Carmel Cumbuco Resort, em Cumbuco, ambos com localização de 30 - 40 minutos de Fortaleza. Cercado por uma surpreendente beleza paradisíaca, o Carmel Charme Resort começa o ano recebendo o Prêmio Condé Nast Johansens For Excellence 2018, na categoria “Best Waterside” da América do Sul e Central. O resort é um verdadeiro refúgio exclusivo e elegante, cheio de detalhes que traduzem a real arte de bem receber.

Itália para Comer e Beber Bem

Escrito por Gerardo Landulfo e Juscelino Pereira,  segunda edição do guia traz um roteiro turístico e gastronômico para todos os gostos e bolsos de dois especialistas que amam a Itália e conhecem o perfil de quem aprecia comer e beber bem

De amici para amigos. É assim que o guia “Itália para Comer e Beber Bem”, de Gerardo Landulfo e Juscelino Pereira, publicado pela Editora Payá, é denominado. Com 345 páginas, divididas em 22 capítulos, a obra faz jus ao “Viver para Comer, Comer para Viver”, assim como está em sua introdução.

Nele, é possível ver em suas 21 regiões (subdivididas em 188 localidades) que quase todas têm uma teoria própria sobre a origem da massa, ou melhor, pasta como se diz por lá. Ritual das refeições, explicação das classificações dos vinhos, selos de garantia dos alimentos, cafés e todas as informações importantes ao turista, seja ele de primeira viagem ou não, estão contemplados.

Piemonte, Vale de Aosta, Ligúria, Lombardia, Trentino-Alto Ádige, Friuli-Veneza Júlia, Vêneto, Emília Romanha, Toscana, Marche, Úmbria, Lácio, Abruzo, Molise, Campânia, Puglia, Basilicata, Calábria, Sardenha e Sicília. Além das dicas do que experimentar em cada uma destas localidades, há os vinhos para serem harmonizados, curiosidades, atrações e os principais produtos feitos e cultivados em cada uma delas.

Ao fim, nos agradecimentos, os autores dizem que o “Itália para Comer e Beber Bem” não teria sido possível sem a contribuição dos amigos, a quem agradecem pela confiança, incentivo e também pelas dicas preciosas.

Sobre os autores

Gerardo Landulfo é delegado da Accademia Italiana della Cucina e diretor da Polvani Tours no Brasil, operadora de turismo com sede em Gênova. Como jornalista, morou quatro anos na Itália e conheceu todas as regiões do país.

Juscelino Pereira é restaurateur responsável pelo sucesso das casas Piselli e Piselli SUD, em São Paulo, especializadas em cozinha italiana. Fez escola como maître, sommelier e gerente de restaurantes da alta gastronomia paulistana.


sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Ilhabela atinge o topo do turismo nacional

Localizada no litoral de São Paulo, Ilhabela chegou ao topo do ranking do turismo nacional. É o que diz a nova categorização do Ministério do Turismo, divulgada na última semana que identifica o desempenho da economia do setor nos municípios que constam no Mapa do Turismo Brasileiro. O crescimento no número de empregos formais no setor de hospedagem, bem como dos estabelecimentos formais de hospedagem, além do aumento do fluxo turístico doméstico e internacional foram determinantes para que o município subisse da categoria B, em 2015, para a categoria A. São mais de 40 praias para serem exploradas pelo visitante, algumas desertas e outras com total infraestrutura. O visitante pode aproveitar, ainda, a vila - como é conhecido o centro histórico de Ilhabela - que reúne restaurantes, sorveterias e lojinhas para quem deseja levar uma lembrança para casa "A melhoria na classificação de destinos como Ilhabela mostra que nossos municípios têm trabalhado cada vez mais para fortalecer sua atividade turística e reconhecem que esse é um caminho natural também para o fortalecimento das economias locais. No que diz respeito ao Ministério do Turismo estamos atentos às demandas do setor como melhoria de infraestrutura, legalização e qualificação dos serviços", avaliou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

Separada do continente por um canal de seis quilômetros de largura, Ilhabela é como o nome diz. Rodeada de mar por todos os lados, a ilha possui praias deslumbrantes distribuídas ao longo de seus 128 quilômetros de costa. Em seu lado leste, voltado para o mar, predominam altos costões e praias selvagens – algumas delas, quase desertas, só podem ser acessadas por trilha ou barco. Na orla voltada para o continente, onde está o canal de São Sebastião, se concentram enseadas de mar calmo, muito procuradas por famílias.

Embora fique muito mais intensa no verão, a vida por ali não se resume a esta época: consagrada como a capital da vela, Ilhabela realiza sua Semana Internacional em julho. Outro atrativo desse destino no Litoral Norte é a exuberante Mata Atlântica, com seus riachos e cachoeiras que dão vida a uma rica biodiversidade. Assim, a qualquer época, desfruta-se de nada menos que 365 cachoeiras – uma para cada dia do ano, como dizem -, bons restaurantes e uma vida noturna agitada, além de bons hotéis e pousadas.

O centro histórico, chamado oficialmente de Vila, guarda construções históricas, lojinhas e é um charme só. Ainda que a população de 30 000 pessoas se multiplique por dez na alta temporada, vale encarar a fila da balsa para aproveitar o que aquele pedacinho de terra tem de melhor.


Gostou? Deixe seu comentário, sua ideia ou sugestão !

5º Salão do Vinho Argentino no Festival das Cataratas (Foz)

Pelo quinto ano seguido, o Festival das Cataratas terá como uma das atrações o Salão do Vinho Argentino . Assinado pela ODA Vinoteca,...