sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Ilhabela atinge o topo do turismo nacional

Localizada no litoral de São Paulo, Ilhabela chegou ao topo do ranking do turismo nacional. É o que diz a nova categorização do Ministério do Turismo, divulgada na última semana que identifica o desempenho da economia do setor nos municípios que constam no Mapa do Turismo Brasileiro. O crescimento no número de empregos formais no setor de hospedagem, bem como dos estabelecimentos formais de hospedagem, além do aumento do fluxo turístico doméstico e internacional foram determinantes para que o município subisse da categoria B, em 2015, para a categoria A. São mais de 40 praias para serem exploradas pelo visitante, algumas desertas e outras com total infraestrutura. O visitante pode aproveitar, ainda, a vila - como é conhecido o centro histórico de Ilhabela - que reúne restaurantes, sorveterias e lojinhas para quem deseja levar uma lembrança para casa "A melhoria na classificação de destinos como Ilhabela mostra que nossos municípios têm trabalhado cada vez mais para fortalecer sua atividade turística e reconhecem que esse é um caminho natural também para o fortalecimento das economias locais. No que diz respeito ao Ministério do Turismo estamos atentos às demandas do setor como melhoria de infraestrutura, legalização e qualificação dos serviços", avaliou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

Separada do continente por um canal de seis quilômetros de largura, Ilhabela é como o nome diz. Rodeada de mar por todos os lados, a ilha possui praias deslumbrantes distribuídas ao longo de seus 128 quilômetros de costa. Em seu lado leste, voltado para o mar, predominam altos costões e praias selvagens – algumas delas, quase desertas, só podem ser acessadas por trilha ou barco. Na orla voltada para o continente, onde está o canal de São Sebastião, se concentram enseadas de mar calmo, muito procuradas por famílias.

Embora fique muito mais intensa no verão, a vida por ali não se resume a esta época: consagrada como a capital da vela, Ilhabela realiza sua Semana Internacional em julho. Outro atrativo desse destino no Litoral Norte é a exuberante Mata Atlântica, com seus riachos e cachoeiras que dão vida a uma rica biodiversidade. Assim, a qualquer época, desfruta-se de nada menos que 365 cachoeiras – uma para cada dia do ano, como dizem -, bons restaurantes e uma vida noturna agitada, além de bons hotéis e pousadas.

O centro histórico, chamado oficialmente de Vila, guarda construções históricas, lojinhas e é um charme só. Ainda que a população de 30 000 pessoas se multiplique por dez na alta temporada, vale encarar a fila da balsa para aproveitar o que aquele pedacinho de terra tem de melhor.


Gostou? Deixe seu comentário, sua ideia ou sugestão !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

5º Salão do Vinho Argentino no Festival das Cataratas (Foz)

Pelo quinto ano seguido, o Festival das Cataratas terá como uma das atrações o Salão do Vinho Argentino . Assinado pela ODA Vinoteca,...