segunda-feira, 23 de abril de 2018

Regulamentada a lei de acessibilidade dos meios de hospedagem


Publicada no último dia 22 de Março, no Diário Oficial da União, o decreto presidencial estabelece que todas as áreas de livre acesso aos hóspedes, como garagens, estacionamentos, calçadas, recepção, escadas, rampas, elevadores, restaurantes e áreas de circulação devem respeitar as normas de acessibilidade em edificações de uso coletivo, discriminadas no Decreto nº 5.296, de 2004, e nas normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (Abnt). A regra se aplica também às áreas de lazer, salas de ginástica, salas de convenções, Spa, piscinas, saunas, salões de cabeleireiro, lojas e a qualquer espaço, destinado a locação no complexo hoteleiro. A medida visa garantir que os estabelecimentos estejam aptos a hospedar o maior número de pessoas possível, garantindo que todas possam desfrutar das comodidades e serviços oferecidos, independente de suas condições física, sensorial, intelectual ou mental. Os estabelecimentos construídos até 29 de junho de 2004 terão até quatro anos, contados a partir da data do Decreto, pra se adaptar às novas regras. Deverão disponibilizar, no mínimo, 10% de dormitórios acessíveis, sendo 5% adaptados conforme as características construtivas e nos recursos estabelecidos no decreto. Outros 5% deverão contar com recursos mínimos de acessibilidade previstos na norma, como chuveiro com barra deslizante, vãos de passagens livres, barra de apoio no box do banheiro e outros itens. Nos outros 90% dos quartos, sempre que solicitados pelos hóspedes. Os estabelecimentos deverão garantir a oferta de ajuda técnica ou dos recursos de acessibilidade previstos no Decreto.



Normas para os novos empreendimentos

Já os novos estabelecimentos deverão oferecer no mínimo 5% dos dormitórios ou ao menos um deles com características construtivas de acessibilidade. E ajuda técnica e equipamentos para 90% dos demais dormitórios. Estão inclusos de acessibilidade itens como; cadeira de rodas, cadeiras adaptadas para o banho, materiais de higiene identificada em braile, relógios despertadores com alarme vibratório, cardápios em braile, entre outros itens. Segundo o último censo populacional, em 2010 havia cerca de 45 milhões de brasileiros com  alguma necessidade especial. A média mundial é de 2% de quartos adaptados total. O Decreto presidencial não prescinde dos poderes regulatórios dos Estados e municípios. Na prática, são eles que tem o poder regulatório e muitos têm regras específicas de acessibilidade.



segunda-feira, 16 de abril de 2018

O que levar em uma viagem de 5 dias?

Dividir por categorias todos os itens que precisam ser levados é uma estratégia eficaz para não se esquecer de nada. Depois, você anota em uma lista e vai riscando cada um deles, conforme colocar na mala.

1- Absolutamente necessários: itens burocráticos
Alguns documentos, licenças e declarações são fundamentais para viajar e são um pré-requisito até mesmo para o embarque.
Quando se pensa no que levar em uma viagem de 5 dias, ou mesmo de outros períodos de tempo, estes são os itens mais importantes:


Documentos pessoais:
RG e CPF são os documentos básicos que devem ser levados.
Caso vá dirigir ou queira levar um documento de identificação com foto sobressalente, leve também a CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
O passaporte só é necessário em voos internacionais, mas também pode ser levado como documento de identificação.
ATENÇÃO: se perder ou tiver um desses documentos roubados, faça um boletim de ocorrência imediatamente. Ele serve como prova de que você não está de posse do item e deve ser apresentando quando necessário.

terça-feira, 10 de abril de 2018

Crianças esquiam de graça em Portillo entre 7 e 14 de Julho

As crianças também têm diversão garantida na estação de esqui Portillo, localizada a aproximadamente duas horas do aeroporto de Santiago, capital do Chile. O destino conta com um programa especial de atividades na neve dedicado aos pequenos e ainda oferece diárias gratuitas durante o mês de julho com a promoção “Two Kids Skis Free”. O Kid’s Camp foi criado especialmente para as crianças que querem aprender a esquiar. Após participarem das aulas, elas são inscritas na tradicional competição “Sol de Portillo”, realizada há 50 anos. O evento ocorre às quintas-feiras em pistas de diferentes níveis e é supervisionado por instrutores de escolas de esqui. Os pequenos iniciantes competem na Plateau até que se sintam confortáveis para as pistas principais, El Corralito ou El Puma. Ainda, durante a Semana da Família, entre 7 e 29 de julho, Portillo organiza atividades para crianças, jovens e adultos separadamente, de acordo com os interesses de cada público, e também programas que reúnem todos os membros da família, como karaokê e festas temáticas.
Há ainda diversas opções de jogos de tabuleiros para diversão na sala de estar após um dia de atividades externas. Na semana de 7 a 14 de julho, as famílias que fecharem uma ski week (com duração de 7 noites) ou mini week (com duração de 3 ou 4 noites em datas definidas) poderão levar até duas crianças, entre 4 e 11 anos, para esquiarem de graça. A promoção só se aplica para pais com seus filhos em hospedagem no Hotel Portillo ou no Octagon Lodge. Não é válida para estadas em quarto Suíte ou para o Inca Lodge. Todos os pacotes permitem o uso da infraestrutura da estação, que conta com quatro restaurantes, bar, um completo centro de fitness, sala de ioga e alongamento, ginásio com quadra poliesportiva, piscina, jacuzzi, salão de beleza, sala de massagem, sauna, sala de internet, cinema, salão de jogos, Escola de Esqui, clínica médica, serviço de aluguel e guarda de equipamentos.
Mais informações em www.skiportillo.com ou com os principais operadores ou, com seu agente de viagens.

5º Salão do Vinho Argentino no Festival das Cataratas (Foz)

Pelo quinto ano seguido, o Festival das Cataratas terá como uma das atrações o Salão do Vinho Argentino . Assinado pela ODA Vinoteca,...