segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Nova Veneza (SC), descubra suas maravilhas

É um município muito charmoso localizado a 25 km de Criciúma, sul de Santa Catarina. Um pedaço da Itália no Brasil, pois foi colonizada por italianos do norte e a maioria dos habitantes atuais ainda é composta de descendentes destes italianos.
A cidade mantém viva a cultura italiana na arquitetura, culinária, costumes, dialeto ainda falado por muitos moradores, tradições e músicas.
É uma cidade pequena e pacata, o que faz ainda ser mais agradável o passeio diante da correria do dia-a-dia. Por ser uma delícia de lugar que amo, te convido a conhecer Nova Veneza.
Então, vamos ao roteiro?

Gôndola Lucille

Esta gôndola foi doada oficialmente pelo governo da Itália para a cidade de Nova Veneza. Está exposta desde 2006 em um lago artificial no centro da cidade, na Praça Humberto Bortoluzzi. Ela veio de navio para o Brasil e navegou nos canais de Veneza antes de vir para o Brasil. Existem apenas 4 gôndolas doadas oficialmente pela Itália, as outras 3 estão em Pequim, Toronto e São Petersburgo.


Casarões antigos

A memória de Nova Veneza está preservada nos casarões que rodeiam a praça principal. Elas são tombadas pelo patrimônio histórico e utilizadas como estabelecimentos comerciais. A arquitetura colonial combina perfeitamente com as ruas ladrilhadas e as máscaras venezianas que enfeitam os postes.



Museu do Imigrante

O Museu do Imigrante Cônego Miguel Giacca de Nova Veneza está localizado em um casario de 1895 que já serviu de diversas formas à cidade. As peças em exposição foram doadas por moradores e contam a história da cidade e da colonização italiana.






Paróquia de São Marcos
Bem em frente ao Museu do Imigrante existe uma igreja muito bonita, que foi construída em 1912. Seu interior é rico em obras de arte, cada uma das pinturas sacras leva o nome da família que a financiou. A torre possui três sinos e um relógio importado de Turim, na Itália.

Atravessando a rua é possível chegar ao Memorial da Família Bertoluzzi, que chegou ao Brasil na primeira leva de imigrantes e prosperou na região. É uma chaminé muito alta, remanescente da Firma Bortoluzzi, que pode ser vista de vários pontos da cidade. 


Agora sim, vamos falar da melhor parte: comida

Nova Veneza é reconhecida como o principal polo gastronômico do sul de Santa Catarina, prevalecendo os pratos típicos da culinária italiana, como era de se imaginar. Durante o mês de junho acontece a Festa da Gastronomia, um evento muito esperado pelos turistas, tanto pelas tentações gastronômicas quanto pelas apresentações do Carnevale di Venezia.

No restaurante Bodega do Zeca, pode-se encontrar os mais diversos pratos típicos e ainda aproveitar o melhor do folclore local, sempre preservando as tradições italianas. Polenta e fortaia nunca faltam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

5º Salão do Vinho Argentino no Festival das Cataratas (Foz)

Pelo quinto ano seguido, o Festival das Cataratas terá como uma das atrações o Salão do Vinho Argentino . Assinado pela ODA Vinoteca,...