Paisagens paradisíacas, culturas remotas, aventuras inéditas, temperaturas extremas. Um dos setores da economia que mais crescem internacionalmente, sendo responsável por 10% do PIB mundial, o turismo parece mesmo uma atividade do bem, quando não consideramos os impactos negativos que ele pode gerar.
O turismo sustentável é o conceito de visitar um lugar e tentar causar um impacto positivo no meio ambiente, na sociedade e na economia. O turismo pode envolver transporte primário para o local geral, transporte local, acomodações, entretenimento, recreação, alimentação e compras. Pode estar relacionado a viagens de lazer, negócios e o que se chama VFR (visitando amigos e parentes). Existe agora um amplo consenso de que o desenvolvimento do turismo deve ser sustentável, no entanto, a questão de como conseguir isso permanece um objeto de debate.
Sem viagens não há turismo, então o conceito de turismo sustentável está intimamente ligado a um conceito de mobilidade sustentável. Duas considerações relevantes são a dependência do turismo dos combustíveis fósseis e o efeito do turismo nas mudanças climáticas. 72% das emissões de CO₂ do turismo provêm do transporte, 24% das acomodações e 4% das atividades locais. A aviação responde por 55% dessas emissões de CO 2 de transporte (ou 40% do total do turismo). No entanto, ao considerar o impacto de todas as emissões de gases de efeito estufa do turismo e que as emissões de aviação são feitas em altas altitudes, onde seu efeito sobre o clima é ampliada, a aviação sozinha responde por 75% do impacto climático do turismo.
A OMT (Organização Mundial de Turismo) define o turismo sustentável como:
“O turismo que considera plenamente seus atuais e futuros impactos econômicos,
sociais e ambientais, abordando as necessidades dos visitantes, da indústria,
do meio ambiente e das comunidades locais”
Hoje, o turismo sustentável está entre as grandes discussões do setor, reunindo o engajamento de estudiosos, empresários, ONGs, autoridades e viajantes do mundo todo. Em janeiro de 2015, a resolução da ONU Promoção do Turismo Sustentável, Incluindo Ecoturismo, para Erradicação da Pobreza e Proteção do Meio Ambiente reconheceu o turismo sustentável como ferramenta estratégica para redução da pobreza, proteção da biodiversidade e desenvolvimento das comunidades. No mesmo ano, ela declarou 2017 como sendo o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário