sexta-feira, 29 de março de 2019

Brasil isenta de visto turistas de EUA, Japão, Austrália e Canadá


Em medida anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro, cidadãos dos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão estarão autorizados a viajar ao Brasil — a turismo ou negócios — sem visto. A determinação entra em vigor a partir de 17 de junho deste ano. Segundo o Ministério do Turismo, a medida tem como objetivo aumentar o fluxo de turistas no Brasil. O que já se mostrou eficaz, já que, desde o anúncio, houve aumento de 36% em buscas de viajantes desses países por passagens para o Brasil — sendo a maior alta na Austrália, com 36% e em seguida os Estados Unidos, com 31% — de acordo com um estudo do site de viagens Kayak.

Os turistas americanos, japoneses, canadenses e australianos, já foram dispensados de vistos, quando o governo incentivou o turismo para a Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016. A medida se mostrou assertiva e aumentou em 163 mil visitantes destes quatro países que viajaram ao Brasil no período, uma alta de 55,3% em relação ao mesmo período de 2015 e os gastos de turistas, no Brasil, ultrapassaram US$ 167 milhões, durante o período de isenção.

“No caso do nosso país, a isenção de vistos a estrangeiros é uma antiga demanda da indústria do turismo brasileira, uma agenda de grande interesse público e relevante economicamente para o Brasil, pois o turismo representa muito para a economia do país e reunimos todas as condições favoráveis, atrações naturais, culturais, gastronômicas e um povo muito acolhedor, para que possamos potencializar a demanda de visitantes estrangeiros ao Brasil, portanto, a revisão desta posição tradicionalista e histórica dos Governos brasileiros deve ser apoiada e incentivada", afirma Michel Tuma Ness, Presidente Fenactur – Federação Nacional de Turismo.

Em contrapartida, o Departamento de Estado Americano soltou uma nota em seu site oficial alertando os estadunidenses interessados em viajar ao Brasil sobre os riscos que o país oferece: “Se você decidir viajar para o Brasil, preste atenção ao seu redor, especialmente quando viajar a áreas turísticas ou estiver em espaços públicos cheios”.

O Brasil é classificado na categoria 2 de risco para viajantes pelo Escritório de Assuntos Consulares dos EUA, numa escala que vai de 1 (“exerça precauções normais”) a 4 (“não viaje”). Países próximos, como a Argentina, o Chile e o Uruguai, que também dispensam os turistas americanos de vistos, estão na categoria 1. Além do Brasil, fazem parte da categoria 2 países na região como Colômbia e México. A Venezuela faz parte da lista de países em que a viagem não é recomendada.

Vale lembrar que a administração de Donald Trump anunciou, ainda antes da visita do Presidente do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, que a liberação do visto para turistas ficará ainda mais rigoroso, com o objetivo de prevenir atividades criminosas ou terroristas. Segundo informações da CNN, em 60 dias as autoridades dos Estados Unidos passarão a exigir um histórico de uso das redes sociais dos últimos cinco anos, endereço de e-mail, telefone e entrevistas sobre violações anteriores de imigração e histórico de familiares envolvidos com atos terroristas, de quem pedir o visto para entrar no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

5º Salão do Vinho Argentino no Festival das Cataratas (Foz)

Pelo quinto ano seguido, o Festival das Cataratas terá como uma das atrações o Salão do Vinho Argentino . Assinado pela ODA Vinoteca,...